Em virtude do desabastecimento das VARC (Vacina Anti Rábica Inativada para cães e gatos), informo que o município de Tapiratiba não recebeu a vacina anti-rábica do Ministério da Saúde, para a realização da campanha, no mês de Agosto de 2019.

Assim, aguardamos o recebimento da vacina para a realização da Campanha, que deverá ocorrer a partir do mês de Novembro de 2019.

Algumas cidades da região estão realizando a campanha de vacinação, porém as doses já haviam sido recebidas pelos municípios durante o primeiro semestre.

Salientamos que a distribuição das vacinas são de responsabilidade do Ministério da Saúde (Brasília). A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo realiza a distribuição, e o Município se encarrega de realizar a Campanha.

O Departamento de Vigilância Sanitária/ Zoonoses continua a realizar o monitoramento da raiva. Assim, caso seja encontrado algum morcego morto, no perímetro urbano ou zona rural, ou algum gato ou cachorro, que tenha morrido com suspeita de Raiva, comunicar ao Departamento para a realização da coleta de material e encaminhamento ao Instituto Pasteur, para análise.

Novas informações serão repassadas em momento oportuno.

Fonte: Vigilância Sanitária / Controle de Zoonoses

Fone: 3657-1523