Municípios da região de São João da Boa Vista discutiram a integração dos 10 passos essenciais da Campanha Construindo Cidades Resilientes e a sua integração com as ações de Proteção e Defesa Civil. A reunião aconteceu no dia 09 de junho no Teatro Eva Vilma e contou com a participação de gestores municipais de Proteção e Defesa Civil de Tapiratiba, Santa Cruz das Palmeiras, Mococa, Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Campinas e Estiva Gerbi.

Abertura realizada pelo prefeito de Tapiratiba, Luiz Antônio Peres e pelo coordenador de Defesa Civil do município, Marcos Libanio de Souza.

A reunião contou com a participação de gestores de 08 municípios e com o Coordenador Regional de Defesa Civil e Promotor da Campanha Cidades Resilientes, Sidnei Furtado.

Na ocasião foram discutidos os seguintes temas:

- Integração da Região Administrativa de Campinas, em especial a regulamentação da Lei Federal n°12.608 de 11.04.2012, que mudou a composição do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil – Sinpdec, que passou a ser constituído pelos órgãos e entidades da administração pública federal, dos estados, do distrito federal e dos municípios e pelas entidades públicas e privadas de atuação significativa na área de Proteção e Defesa Civil.

- Os municípios da região também discutiram a importância da estruturação básica municipal de uma nova Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil que possa ter um aporte de recursos financeiros da Lei Federal 12.983, que instituiu o Fundo Nacional para as Calamidades Públicas, Proteção e Defesa Civil.

-Discutiu-se também o Programa Município Verde Azul – Ciclo 2015 que possui pontuação relacionada aos tópicos de cidades resilientes.