O Programa de Alimentação Escolar tem como objetivo oferecer alimentação saudável e complementar à população em risco nutricional, assim como contribuir para educação alimentar. Para tanto, faz-se necessário que os alimentos sejam seguros a saúde dos alunos, e adequados para o crescimento, desenvolvimento e aprendizado.

Com a finalidade de contribuir para maior conscientização e segurança alimentar nas escolas, a Prefeitura Municipal de Tapiratiba realizou evento no Departamento de Educação, dia 07 de julho de 2015, destinado a treinar merendeiras e ajudantes de cozinha do Projeto Capacitar, para desenvolvimento de controle de qualidade higiênico-sanitário, e implantação de operações sanitárias exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Os assuntos abordados em palestra foram:

• Importância da merenda escolar;
  • Objetivos nutricionais e sociais do PNAE;
  • Contaminantes alimentares;
  • Doenças transmitidas pelos alimentos;
  • Manipulação Higiênica dos Alimentos;
  • Boas Práticas em Manipulação de Alimentos;
  • Saúde pessoal.

As 39 participantes receberam Certificados de participação, que contribuem para a comprovação do aprendizado em Manipulação de Alimentos, e complementação de Qualificação Técnica oferecida pelo Projeto Capacitar integrado a merenda escolar.

Ademais, um representante de cada escola recebeu o Manual de Boas Práticas para Manipulação de Alimentos e Procedimentos Operacionais Padronizados, elaborado pela Responsável Técnica, para consulta, caso haja alguma dúvida ou esquecimento sobre os assuntos abordados durante o curso.

Para relatar quaisquer irregularidades encontradas nas cozinhas das escolas pode-se encaminhar reclamações diretamente a Nutricionista Responsável pelo Setor de Alimentação Escolar pelo número 3657-1524, ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

A Prefeitura de Tapiratiba tem priorizado a alimentação escolar, e o que garante maiores benefícios a comunidade.

Meyre Rodrigues Pereira

Nutricionista – CRN 3 37976