A Prefeitura de Tapiratiba desde 2013 vem aprimorando o programa de Alimentação Escolar, e para tanto prioriza as diretrizes e objetivos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que também passou por muitas atualizações e mais recentemente Tapiratiba pôde também experimentar seus benefícios.

O objetivo do PNAE é tornar os estudantes aptos a aprender, oferecendo condições para bom desenvolvimento intelectual, físico e social, assim como formar hábitos alimentares saudáveis que trarão mais saúde a população.

Para atingir este objetivo, o foco desta Gestão Municipal é seguir os parâmetros idealizados pelo Governo Federal, através da elaboração de cardápios que introduzem alimentos prioritariamente in natura, e oferece quantidade adequada de proteína e carboidratos, o que significa na prática, o oferecimento de alimentos como carne, leite e vegetais.

Com este intuito a Prefeitura já contratou, através de concurso, nutricionista responsável pelo PNAE no Município, para avaliar as necessidades das crianças e as adequações necessárias.

Atualmente a Prefeitura de Tapiratiba oferece aproximadamente 2700 refeições por dia letivo, para 2500 alunos da rede Escolar Pública, e tem feito grande investimento nesta área, com gasto total de mais de 360 mil reais em 2014.

Ademais, a alimentação escolar municipal ainda passará por algumas adaptações, mas hoje oferece três tipos de legumes, duas saladas e duas frutas semanalmente, além de alimentação com carnes variadas todos os dias, e lanches com leite – importante fonte alimentar de cálcio e proteína, para o crescimento infantil.

Todo o esforço tem sido recompensado com aceitação de mais de 90% dos alunos, os quais relatam ter alimentação de qualidade e ótimo sabor nas escolas.

A cidade tem muito que se orgulhar com os avanços já feitos, visto que é a proposta é trazer maiores benefícios para a comunidade escolar, e a intenção é continuar apostando em melhorias.

Outro grande acerto na merenda escolar do município foi a volta das cozinhas para as escolas, onde tudo é feito na hora, com mais qualidade.

Fonte: Meyre Rodrigues Pereira

Nutricionista – CRN 3 37976