Relevo, Clima, Vegetação e Fauna

Relevo, Clima, Vegetação e Fauna

Tapiratiba é um município do estado de São Paulo, no Brasil. Localiza-se a uma latitude 21º28'06" sul e a uma longitude 46º44'55" oeste, estando a uma altitude de 760 metros. Sua população era de 12 743 habitantes em 2010. Foi fundada como município em 1929, emancipando-se de Caconde. Possui uma área de 220,575 km².

De acordo com dados fornecidos pelo CEPAGRI UNICAMP, o clima da cidade é classificado como quente e temperado. Chove muito mais no verão que no inverno. Segundo a Köppen e Geiger o clima é classificado como Cwa. A temperatura média anual é 21,2°C e 1.415mm é a pluviosidade média anual, julho e agosto são os meses mais secos, apresentando precipitação média de 19,6 e 22,3mm, respectivamente. Dezembro e janeiro são os meses com maiores níveis de precipitações, sendo 260,8 e 249,8 mm de chuva. O mês mais quente do ano é janeiro com uma temperatura média de 22,3ºC. A temperatura média em julho é de 16,4ºC. A diferença entre a precipitação do mês mais seco e do mês mais chuvoso é de 248 mm. As temperaturas médias variam 5.9 ºC ao longo do ano.

A fauna e a flora identificadas nas APPs do Rio Pardo, apesar das inúmeras áreas degradadas encontradas, são de grande riqueza. Em relação à fauna terrestre, foram avistadas capivaras, Preás e Ratão do banhado. As aves foram avistadas em maior abundância, com identificação de Canário da terra, Tico-tico, Pardal, Beija-flor, Anu branco, Anu preto, Maritaca, Andorinha, Coleirinha, Jaçanã, Gaturamo verdadeiro, Pomba rola, Pomba carijó, Pica-pau, Quero-quero e Bem-te-vi, Ariramba de cauda verde e corruíra (CEDIAP - GEO, 2011). Em relação à flora, as espécies observadas com maior número de indivíduos foram Sangra d’água (Croton urucurana), Embaúba (Cecropia hololeuca), Canela preta (Nectandra megapotamica), Canela amarela (Nectandra lanceolata), Xaxim (Dicksonia sellowiana), característico da Mata Atlântica, Ingá do brejo (Inga vera), Cedro (Cedrela fissilis), Paineira (Chorisia speciosa), Camboatá vermelho (Cupania vernalis), Camboatá branco (Matayba elaeagnoides), Sansão do campo (Mimosa Caesalpineafolia), Pau formiga (Triplaris americana), Cambará branco (Gochnatia polymorpha), Chá de bugre (Casearia sylvestris), Fumo bravo (Solanum erianthum), Jerivá (Syagrus romanzofianum), Angico vermelho (Parapiptadenia rígida) e Mangueira (Mangifera indica) (CEDIAP - GEO, 2011).