DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À SURDEZ – 10 DE NOVEMBRO.

DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À SURDEZ – 10 DE NOVEMBRO.

DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À SURDEZ – 10 DE NOVEMBRO.

No dia 10 de novembro, o Brasil comemora o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez. A data tem como símbolo de luta cujo propósito principal é educar, conscientizar e prevenir a população brasileira para os problemas advindos da surdez.

A surdez pode ter diferentes graus, tipos, ser congênita ou adquirida e afetar pessoas de qualquer idade sob variadas formas. Seus prejuízos são diversos e, comumente, provoca alterações na comunicação com grande impacto na saúde e qualidade de vida, desenvolvimento acadêmico e relações de trabalho.

Algumas medidas de prevenção são essenciais para cuidar da audição, tais como utilizar fone de ouvido de forma segura; evitar sons altos; utilizar equipamentos de proteção individual (EPIs) quando houver exposição a ruído intenso; e manter um estilo de vida saudável.

O cuidado com a audição deve ser realizado procurando um fonoaudiólogo, profissional capacitado para prevenir, promover, diagnosticar e tratar os diferentes tipos e graus de perda auditiva, bem como aspectos relacionados a dificuldades de fala e linguagem.