Nesta última quinta-feira, dia 12/09, aconteceu no Teatro Eva Wilma, uma roda de conversa dirigida pelo médico Dr. Júlio Santa Rosa, psiquiatra do CAPS, a conversa também contou com profissionais de diferentes setores como: saúde; educação; assistência social; entre outros.

Setembro Amarelo é uma campanha de Prevenção ao Suicídio lançada em todo Brasil em 2015. Essa é uma campanha de extrema importância uma vez que o suicídio é um problema grave de saúde pública e que muitas vezes pode ser evitado.

Neste intuito o Centro de Atenção Psicossocial - CAPS TAPIRATIBA, tem realizado durante este mês vários momentos que possibilitam a troca de conhecimentos e a reflexão para os transtornos mentais que podem levar à ideação suicida. Na última quarta-feira, dia 11/09, o CAPS em parceria com o SICREDI também realizou uma palestra ministrada pelo Fernando Venâncio, que tem formação em direito e trouxe a todos os presentes um momento reflexivo ao expor sua história de vida e superação.

Fique atento à suas emoções, seus sentimentos e pensamentos, se aceite e respeite o próximo. Ter empatia pelo outro é um dos caminhos para tocar e conseguir ajudar quem está passando por um momento de ideação suicida.

Setembro Amarelo é um mês dedicado à Prevenção do Suicídio, e o dia 10 é considerado o dia D. No Brasil, a cada 45 minutos, uma pessoa comete suicídio, com isso, precisamos falar sobre o assunto e nos mobilizar em busca da conscientização e prevenção. Se faz necessário unir setores e somar ações, buscando auxiliar pessoas que por algum motivo chegam ao extremo de ter pensamentos e ideações suicidas.

Hoje a escola Moysés organizou um momento de conversa com os alunos e funcionários, dirigido pelos profissionais do CAPS e NASF. Em seguida uma passeata com os estudantes, buscando mobilizar a sociedade em torno deste assunto que precisa de atenção.

O CAPS convida a todos para uma conversa sobre Suicídio, Depressão e Ansiedade, no Teatro Eva Vilma, amanhã dia 11/09 à partir das 19:30h.

Em virtude do desabastecimento das VARC (Vacina Anti Rábica Inativada para cães e gatos), informo que o município de Tapiratiba não recebeu a vacina anti-rábica do Ministério da Saúde, para a realização da campanha, no mês de Agosto de 2019.

Assim, aguardamos o recebimento da vacina para a realização da Campanha, que deverá ocorrer a partir do mês de Novembro de 2019.

Algumas cidades da região estão realizando a campanha de vacinação, porém as doses já haviam sido recebidas pelos municípios durante o primeiro semestre.

Salientamos que a distribuição das vacinas são de responsabilidade do Ministério da Saúde (Brasília). A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo realiza a distribuição, e o Município se encarrega de realizar a Campanha.

O Departamento de Vigilância Sanitária/ Zoonoses continua a realizar o monitoramento da raiva. Assim, caso seja encontrado algum morcego morto, no perímetro urbano ou zona rural, ou algum gato ou cachorro, que tenha morrido com suspeita de Raiva, comunicar ao Departamento para a realização da coleta de material e encaminhamento ao Instituto Pasteur, para análise.

Novas informações serão repassadas em momento oportuno.

Fonte: Vigilância Sanitária / Controle de Zoonoses

 Fone: 3657-1523

É com imensa alegria e satisfação que a Prefeitura de Tapiratiba vem a público divulgar a aquisição de uma ambulância 0 Km através de emenda parlamentar.

O trabalho vem superando os obstáculos e com toda vontade em melhor atender a população, o Prefeito Tiliza reivindicou aos deputados federais a necessidade de uma nova ambulância para o município e com isso Tapiratiba foi beneficiada com essa linda e moderna ambulância no modelo Peugeot Expert 0 Km equipada com as ferramentas necessárias para um atendimento adequado.

No decorrer da gestão, já foram conquistados diversos veículos que hoje trabalham em função dos pacientes do município, entre eles veículos que fazem viagens diárias no transporte de pacientes para outras cidades. Este é um trabalho sério que vem realizado na pretensão de melhorar ainda mais esses serviços prestados à população.

 

No último sábado, dia 27/07/2019, uma equipe do Centro de Saúde e ESF - Centro, realizou na Praça da Igrejinha uma campanha de busca ativa para identificar portadores do vírus da Hepatite C no nosso município.

A campanha foi um sucesso devido à grande adesão da população, ao todo foram mais de 300 pessoas que foram submetidas ao teste rápido de hepatite C. Esta campanha pretende garantir uma vida mais saudável aos munícipes.